Após a leitura de alguns documentos sobre esta matéria, pude constatar que a maioria dos autores que se dedicam a reflectir em torno da temática das TIC em contexto de ensino, defende que se a natureza inovadora das práticas pedagógicas com as TIC não for acompanhada por acções de formação que suscitem uma actividade prática e reflexiva dos professores, não se verificarão grandes mudanças nas práticas pedagógicas dos docentes.
Deste modo, é fundamental a aposta em módulos de formação inicial e contínua que possibilite aos professores a oportunidade de aprenderem e observarem novos métodos de ensino com as TIC, partilharem questões e problemas com os outros e explorarem novas ideias com os peritos e com os seus pares. A partilha de experiências e preocupações com os pares, isto é, a “cultura de colaboração” entre professores, constitui uma estratégia de desenvolvimento profissional que está para além da reflexão pessoal e da dependência de peritos externos e faz com que os docentes aprendam uns com os outros, partilhando e desenvolvendo em conjunto as suas múltiplas competências.
Estou de acordo com os muitos autores que consideram que a formação inicial é o momento ideal para receber instrução no domínio das TIC. Investigações revelam que é neste período que os futuros professores apresentam abertura e tomam consciência da importância e utilidade da integração curricular das TIC na sala de aula. Eles próprios, uma vez familiarizados com actividades que suscitem a utilização das TIC e da Internet, serão utilizadores das novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem.
Deste modo, é fundamental a aposta em módulos de formação inicial e contínua que possibilite aos professores a oportunidade de aprenderem e observarem novos métodos de ensino com as TIC, partilharem questões e problemas com os outros e explorarem novas ideias com os peritos e com os seus pares. A partilha de experiências e preocupações com os pares, isto é, a “cultura de colaboração” entre professores, constitui uma estratégia de desenvolvimento profissional que está para além da reflexão pessoal e da dependência de peritos externos e faz com que os docentes aprendam uns com os outros, partilhando e desenvolvendo em conjunto as suas múltiplas competências.
Estou de acordo com os muitos autores que consideram que a formação inicial é o momento ideal para receber instrução no domínio das TIC. Investigações revelam que é neste período que os futuros professores apresentam abertura e tomam consciência da importância e utilidade da integração curricular das TIC na sala de aula. Eles próprios, uma vez familiarizados com actividades que suscitem a utilização das TIC e da Internet, serão utilizadores das novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem.
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