Bem Vindos!

Olá! Eu sou a Mónica. Encontro-me a frequentar uma Pós-Graduação de Tecnologias de Informação e da Comunicação, no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga. Com esta pós-graduação pretendo intensificar o uso das novas técnilogias ao serviço do Ensino Especial. Este blog foi criado no âmbito da disciplinas de Ferramentas Web, com o Prof. Luis Borges Gouveia.



Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inyeligência colectiva. (Tim O'Reilly)

29 de dezembro de 2009

Impacto no mundo do marketing e da publicidade

O mundo do marketing e da publicidade online também mudou significativamente com o aparecimento da Web 2.0. A empresa deixa de comunicar, para aprender a interagir. A publicidade deixou de ser um processo unilateral, para ser bilateral. Como a Internet é gerida por pessoas, a publicidade online tornou-se o relacionamento entre pessoas da empresa e pessoas que são consumidores.
Isso inclui o um novo conceito chamado marketing de performance. Neste novo conceito, contrata-se o serviço de marketing e só se paga pelos resultados que se recebe. A ideia de “estar na Internet só para não ficar fora dela” acabou. Agora toda a acção online é interessante sob o ponto de vista do retorno sobre o investimento.
Além disso, as antigas formas de publicidade online deram lugar a campanhas onde só se paga pelos cliques que o banner recebe. O banner é a forma publicitária mais comum na Internet, muito usado em propagandas para divulgação de sites na Internet que pagam pela sua inclusão.
Essas acções tornaram a experiência com as marcas muito mais interessante, levando um número cada vez maior de empresas a apostar no marketing.

A Web 2.0 foi responsável também pelo aparecimento de acções cross-media que relacionam a Internet com outros média. São acções que começam num anúncio de jornal ou num comercial da televisão e continuam na Internet com a participação dos usuários.

Sem comentários:

Enviar um comentário