Bem Vindos!

Olá! Eu sou a Mónica. Encontro-me a frequentar uma Pós-Graduação de Tecnologias de Informação e da Comunicação, no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga. Com esta pós-graduação pretendo intensificar o uso das novas técnilogias ao serviço do Ensino Especial. Este blog foi criado no âmbito da disciplinas de Ferramentas Web, com o Prof. Luis Borges Gouveia.



Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inyeligência colectiva. (Tim O'Reilly)

29 de dezembro de 2009

Web 2.0 e o conteúdo

Com a Web 2.0 o conteúdo dos websites também sofreu um enorme impacto, uma vez que o usuário passou a poder participar, gerando e organizando as informações. Mesmo quando não é o usurário a gerar a informação, ele pode enriquecê-la através de comentários, avaliações ou personalizações.
Algumas aplicações Web 2.0 permitem a personalização do conteúdo mostrado a cada usuário, sob forma de página pessoal e tornam-lhe possível a filtragem de informação mais relevante.
O conceito usado é comparável com o do software livre em que cada u melhora o conteúdo. Para isso existem comunidades que se auto-moderam, através da participação dos usuários indicando ao sistema qual usuário não deve mais participar na comunidade.
Dentro dos princípios da Web 2.0 o conteúdo deve ser aberto, utilizando licenças como "Creative Commons" que flexibilizam os direitos autorais permitindo que o usuário reutilize (republicando, alterando ou colaborando) o conteúdo. O compartilhamento de informações deve dar ao usuário a possibilidade de reutilizá-lo.
Além do conteúdo editorial e noticioso, na Web 2.0 o conteúdo de alguns sites visa gerar comunidades, quer através de sites de relacionamento, quer através de comentários em notícias e blogues.

Sem comentários:

Enviar um comentário