Bem Vindos!

Olá! Eu sou a Mónica. Encontro-me a frequentar uma Pós-Graduação de Tecnologias de Informação e da Comunicação, no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga. Com esta pós-graduação pretendo intensificar o uso das novas técnilogias ao serviço do Ensino Especial. Este blog foi criado no âmbito da disciplinas de Ferramentas Web, com o Prof. Luis Borges Gouveia.



Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inyeligência colectiva. (Tim O'Reilly)

30 de dezembro de 2009

O reverso da medalha…

Como tudo, a Web 2.0 tem vantagens e desvantagens. Por um lado, as interfaces colaborativas e participativas permitem uma maior interacção, liberdade e personalização da Web, no sentido em que cada usurário pode utilizar a informação da maneira que quiser e, com ela criar o que quiser. Por outro lado, esta liberdade tem as suas desvantagens a partir do momento em que a ferramenta e a informação cai em mãos erradas. A Web 2.0 pode constituir, assim, um desafio para todos os tipos de organizações, porque reduz a possibilidade de controlo e aumenta o poder individual. A Web 2.0 tem de ser “usada” de uma forma controlada, justa e segura. O controlo da informação pública é responsabilidade de cada um.
Alem disso, a Web 2.0 intensificou, também, a lógica do lucro fácil e, por outro lado, do aproveitamento.
Outras desvantagens relacionam-se com a perda de tempo até que se possa aproveitar os seus benefícios que nem sempre são imediatamente visíveis e quantificáveis.

1 comentário:

  1. Isto é que é trabalhar durante a interrupção lectiva. Para a pós graduação, claro. Muito bem, Dra. Mónica!

    ResponderEliminar