Bem Vindos!

Olá! Eu sou a Mónica. Encontro-me a frequentar uma Pós-Graduação de Tecnologias de Informação e da Comunicação, no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga. Com esta pós-graduação pretendo intensificar o uso das novas técnilogias ao serviço do Ensino Especial. Este blog foi criado no âmbito da disciplinas de Ferramentas Web, com o Prof. Luis Borges Gouveia.



Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inyeligência colectiva. (Tim O'Reilly)

29 de dezembro de 2009

Impacto no mundo jornalístico

O aparecimento da Web 2.0 potenciou, também, o mundo jornalístico. O envolvimento de cidadãos comuns, outrora meros leitores, na publicação e edição de conteúdos jornalísticos tornou-se uma prática comum. A esta tendência atribui-se a designação de Jornalismo Participativo, Jornalismo Cidadão ou mesmo Jornalismo Open-Source.
O
Digg, um site norte-americano que reúne links para notícias, podcasts e vídeos enviados pelos próprios usuários, é um dos sites mais representativos desta tendência.
Estes ficheiros enviados pelos usurários recebem votos (diggs) da comunidade e os mais populares ganham destaque na página principal do site. Ao permitir a influência directa do público na hierarquização da informação, este mecanismo traz inovações às técnicas tradicionais de edição jornalística, caracterizada pela centralização na figura do editor.

Seguindo o exemplo do Digg, existem já diversos sites portugueses, como é o caso do Ponto Media. Participar neles é aumentar o seu impacto e valor.

Sem comentários:

Enviar um comentário