Bem Vindos!

Olá! Eu sou a Mónica. Encontro-me a frequentar uma Pós-Graduação de Tecnologias de Informação e da Comunicação, no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga. Com esta pós-graduação pretendo intensificar o uso das novas técnilogias ao serviço do Ensino Especial. Este blog foi criado no âmbito da disciplinas de Ferramentas Web, com o Prof. Luis Borges Gouveia.



Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inyeligência colectiva. (Tim O'Reilly)

29 de dezembro de 2009

Web 2.0 e a programação

A Web 2.0 introduziu o desenvolvimento de softwares que são usados pela Internet e vendidos como serviços mediante pagamento mensal. Além disso, a metodologia de criação de softwares alterou completamente. Para que tudo funcionasse bem na Internet, foi necessária a união de várias tecnologias capazes de tornar a experiência do usuário mais rica, com interfaces rápidas e de fácil utilização. Definiu-se então que quanto mais simples e modular fosse a programação, melhor seria. Deste modo, é fácil tirar ou acrescentar uma funcionalidade ou compartilhar uma parte do software pessoal com outro software. Os módulos podem ser reutilizados em diversos softwares ou compartilhados para serem usados por programas de terceiros. Novas metodologias e conceitos generalizaram-se e popularizaram-se entre as empresas que desenvolvem aplicativos ditos "Web 2.0". Segundo estes princípios, os softwares são desenvolvidos permitindo constantes melhoramentos à medida que vão sendo utilizados, respondendo, portanto, às necessidades dos usuários.

Sem comentários:

Enviar um comentário